sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A importancia da pré-escola

A importancia da pré-escola

A IMPORTANCIA DA PRÉ-ESCOLA.
A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica e destina-se às crianças com idades a partir de 2 a 3 anos de idade .(ensino básico de 9 anos)
A educação pré-escolar ou infantil visa o desenvolvimento integral da criança e tem características próprias que a distinguem dos outros níveis de ensino. Enquanto ato educativo baseia-se em experiências significativas as quais se desenvolvem num ambiente estimulante, acolhedor e favorecedor das aprendizagens.
Dada a idade das crianças que frequentam a pré-escola da rede pública e municipal de ensino; muitas vezes o seu primeiro contato com o mundo social mais alargado que o ambiente familiar a educação pré-escolar tem características gerais que a distinguem dos outros níveis de escolaridade com orientações curriculares ,ela privilegia a aprendizagem em relação ao ensino, seguida de projetos e rotinas a serem cumpridas ao longo do ano letivo, não existe uma avaliação quantitativa mas sim pode existir uma avaliação qualitativa e a aprendizagem deve ser ativa.
Estas características traduzem-se numa terminologia própria: não se usa o termo”ensino”, mas educação; “não há professores” mas sim educadores que “não dão aulas” e sim organizam atividades; “não têm uma classe ou turma de alunos” mas um grupo de crianças e “não funciona numa sala de aulas” mas numa sala de atividades.
A aprendizagem da criança processa-se a um ritmo diferente segundo as capacidades individuais de cada uma.
É necessário, portanto organizar o ambiente educativo que deverá ser motivador e facilitador das experiências que permitem a aprendizagem. O papel do educador revela-se assim de extrema importância por ser um orientador que facilita as experiências educativas e de comunicação.
Sabemos que nossas crianças e jovens estão cada vez mais dependentes de coisas prontas e acabadas. Falta-lhes a percepção para compreender o mundo que os cerca, para solução de problemas, trabalho em equipe, liderança, dinamismo, etc.
Virtudes essas que são extremamente necessárias na Era da Informação e da Comunicação.

2 Comentários:

Às 7/9/07 , Blogger Greice Amorim disse...

Olá miguinha, obrigada pela visita.
Bom final de semana.
Beijos
Greice

 
Às 9/9/07 , Blogger betty mello disse...

Ótima esta sua postagem, e muito importante também.Parabéns ! Beijos,Betty

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial