sábado, 22 de setembro de 2007

Trabalhando com coleções.

Trabalhando com coleções.

TRABALHANDO COM COLEÇÃO EM SALA DE AULA
O que as crianças aprendem colecionando??
Estudos de comportamento comprovam que as crianças que tem ou mantém uma coleção como passatempo, são mais organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, tem mais auto-estima, valorizam mais as coisas, aceitam mais desafios e são disparadas mais seguras de si.
O passatempo de colecionar alguma coisa dá a criança à oportunidade única de criar algo totalmente seu que poderá ser compartilhado com os outros.
Também facilita o convívio social com as outras crianças com a mesma afinidade e desperta nelas um grande interesse em aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências.
Colecionar Selos é um hábito que há muito se sabe, tem um grande poder antiestressante e relaxante sobre quem a pratica, além de enriquecer culturalmente de todas as formas o colecionador.
Através das coleções de selos, cria-se senso de organização, aprende-se muita geografia, história, ciências, artes, costumes, e aprende-se a conhecer melhor o mundo onde vivemos.
A história dos países e povos de torna-se mais clara.
A história do próprio País ganha destaque extra, juntamente com as datas importantes e personagens mais ilustres.
Assim, não importa que objetos a criança vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade com alguma coisa útil de verdade.
Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas definidos.
Essa prática de definir objetivo vai significar muito no seu futuro.
Outra coisa importante;
Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades para troca de objetos.
Inicialmente uma Coleção deve começar como um hábito sem fins lucrativos.
A idéia é que a criança desenvolva o hábito de se organizar mais, ser mais responsável, aceitar melhor os desafios e criar nela o sentimento de definir objetivos na vida.
Devido ao alto valor didático dos Selos de Correio, a maioria das atividades apresentadas a seguir os tem como referência. Mas podem ser facilmente adaptadas e praticadas com outros objetos colecionáveis, como os Quadrinhos ou Cartões Telefônicos, por exemplo.

DICAS PARA ATIVIDADES:
6 a 12 anos
Descubra qual o assunto que seu aluno mais gosta e adquira na Seção Filatélica da agência local dos Correios, alguns selos sobre esse tema. Mostre as figuras para ela e peça que a mesma descreva o que está vendo na ilustração.
Crie um jogo de memória diferente com os Selos.
Escolha alguns selos, todos diferentes um dos outros, sobre geografia, por exemplo, e após distribuí-los em cima de uma mesa, peça para que a seu aluno forme pares não iguais com aqueles que possuem motivos semelhantes.
Forme um clube do Selo combine para as crianças se reunirem e trocar os repetidos.
Peça a sua criança para lhe dizer o que alguns selos, previamente escolhidos, da sua coleção faz ela sentir quando o vê e porque.
Peça a ela para refletir e analisar como as cores, os personagens, o tema, ou outros elementos dão forma e sentido aquela pequena ilustração.
Incentive-o a pesquisar sobre o assunto dos selos.
Depois, de tempos em tempos, peça a criança para lhe contar a história que representa cada uma daquelas ilustrações.
Após cada lançamento os Correios emitem um edital com a história completa daquele selo.
Adquira-o na seção Filatélica dos Correios da sua cidade e dê a ela como fonte para suas pesquisas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial